De onde vêm as dores de cabeça associadas à ressaca?
Dores de cabeça após o consumo de álcool são um fenómeno conhecido há muito tempo. As razões para o surgimento das dores de cabeça associadas à ressaca ainda não foram completamente esclarecidas pelos cientistas, presumivelmente devido à combinação de diferentes efeitos de álcool no corpo:
- O álcool é decomposto no fígado. Os produtos da decomposição aumentam a produção de urina, fazendo o corpo perder água. A falta de água, desidratação, é considerada uma das principais causas de ressaca devido ao excesso de álcool.
- Com a urina o corpo perde ainda substâncias minerais importantes, como magnésio ou potássio. A falta de substâncias minerais dá por sua vez origem às típicas dores de cabeça.
- Algumas bebidas alcoólicas contêm uma mistura de diferentes álcoois - os assim chamados álcoois ordinários. São suspeitos de causarem dores de cabeça associadas à ressaca, encontrando-se, por exemplo, no whisky, vinho e aguardentes de frutos.
Resumindo, o álcool provoca dores de cabeça latejantes, na maioria dos casos parecidas com as da enxaqueca, e acompanhadas de outros sintomas desagradáveis como má disposição, tonturas e fadiga.
Sintomas das dores de cabeça associadas à ressaca
Frequentemente, a dor de cabeça semelhante a uma enxaqueca
Tratamento das dores de cabeça associadas à ressaca
Beber bastante água e comer uma refeição leve
Causas das dores de cabeça associadas à ressaca
Consumo excessivo de álcool
Aspirina® contra as dores de cabeça associadas à ressaca
Quem procura um alívio rápido para as dores de cabeça associadas à ressaca, pode tomar um medicamento analgésico. A Aspirina® Xpress com a substância ativa ácido acetilsalicílico está comprovada contra as dores, inclusive as dores de cabeça associadas à ressaca. A Aspirina® Xpress pode, graças ao seu efeito rápido, aliviar as dores de cabeça associadas à ressaca sem sobrecarregar adicionalmente o fígado.
O que ajuda contra a ressaca?
Cada um tem a sua própria opinião sobre que remédio ajuda realmente contra uma ressaca. É certo que mesmo quem tem em consideração todas as mezinhas e dicas para o alívio de dores de cabeça associadas à ressaca, pode desenvolver, após alguns copos de bebidas alcoólicas, uma ressaca. Para inibir os efeitos, pode, no entanto, experimentar as seguintes dicas:
- Não beba bebidas alcoólicas com o estômago vazio. Recomenda-se muitas vezes ingerir alimentos com alto teor de gordura. Isso diminui a ingestão de álcool, mas mais cedo ou mais tarde todo o álcool entra na circulação sanguínea e a ressaca ataca. Por isso, coma antes uma refeição ligeira, por exemplo massa com molho magro ou ovo mexido, impedindo assim que a totalidade do álcool seja assimilada pelo corpo, facilitando a sua digestão.
- Para compensar a perda de líquidos, beba muita água, além da bebida alcoólica, idealmente um copo de água por cada copo de bebida alcoólica. Para compensar o equilíbrio de substâncias minerais pode ingerir nozes ou palitos salgados.
- Um pequeno-almoço leve na manhã seguinte é um bom remédio contra a ressaca: é necessário hidratar-se, sendo ainda recomendados alimentos ricos em hidratos de carbono, tais como pãezinhos e alimentos salgados como azeitonas ou queijo feta.
- Dê um passeio a pé ao ar livre. Dar um passeio a pé levanta o ânimo e faz desaparecer o nevoeiro na cabeça.
A dor de cabeça associada à ressaca é um sinal evidente de que a pessoa afetada consumiu álcool em excesso, sendo aconselhável reduzir naturalmente o consumo de álcool. Além da ressaca, o álcool tem a longo prazo efeitos nocivos para o corpo, tais como danos no fígado, efeitos cardíacos ou danos dos nervos.
Todos os produtos Aspirina ®
Aspirina® Xpress, Migraspirina®, Aspirina® Complex, Aspirina® C ou Aspirina® Direkt? Qual a mais indicada para mim?